Pages

segunda-feira, 26 de julho de 2021

MAPA - TI - BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM TI

 Precisando de assessoria nos seu MAPA entre em contato com a 2m Assessoria

E-mail: assessoria.academica2m@gmail.com

Whats: (15) 98115-0680


Vazamento de informações, invasões, fraudes digitais, perda de dados por desastres naturais, espionagem industrial — muito se fala sobre os riscos de TI e suas consequências dentro das organizações. Há, inclusive, uma área das rotinas administrativas voltada para a gestão de cada tipo de problema, chamada análise de riscos em TI. Afinal de contas, além dos riscos já citados, existem alguns muito comuns, que não costumam ser mencionados nas conversas sobre o tema. Porém o fato de não serem tão conhecidos não reduz os prejuízos que eles podem causar a uma companhia.

POSITIVO TECNOLOGIA. Conheça os riscos de TI que ninguém costuma mencionar.

Durante a disciplina, conhecemos diversos tipos de modelos de boas práticas, nos quais cada modelo apresentou características singulares que permitiam diferencia-los uns dos outros. Dentre os modelos apresentados, vimos o RISK IT que faz uma abordagem no que diz respeito ao gerenciamento de riscos em TI.

O risco em TI é uma das principais preocupações dos gestores de tecnologia da informação, afinal pode impactar seriamente nos objetivos de negócio da empresa. Inicialmente, temos que os riscos são tudo uma coisa só, no entanto é importante diferenciá-los, pois os riscos podem ser classificados de acordo com seu tipo e grau de impacto.

No que diz respeito ao grau de impacto, considere a tabela a seguir:









Pois bem, agora vamos ao que de fato interessa: nossa atividade MAPA!

Considere que você acaba de ser contratado por uma empresa como Gestor de TI e, em sua primeira missão, deve identificar os principais riscos da empresa, relacionados ao departamento de TI (para esta tarefa, tome como base a empresa onde você trabalha ou converse com algum amigo que trabalhe na área que possa lhe passar algumas informações. Caso nenhumas das duas situações sejam possíveis, crie um cenário fictício).

Destaque ao menos 3 riscos e classifique-os de acordo o grau de impacto (conforme a tabela acima). Ao indicar o grau de impacto desses riscos, justifique sua resposta . Para finalizar, você deverá elaborar um plano de contingência com as medidas a serem tomadas a fim de mitigar estes riscos.

Veja o exemplo:

Figura: exemplo de plano de contingência























GAIDARGI, J.

Tudo sobre o plano de contingência de TI . São Paulo: Infonova, 2020. Disponível em:https://www.infonova.com.br/seguranca/plano-de-contingencia-de-ti/. Acesso em: 12 jul. 2021.

O plano de contingência pode ser feito a partir do template disponível no material da disciplina. A identificação dos riscos, classificação e justificativas também podem ser feitas no mesmo arquivo template. Para cada risco deve ser feito um plano de ação referente à iniciativa que será adotada para mitigar o risco.

ATENÇÃO: a entrega deve ser feita exclusivamente por meio de um arquivo (.doc, .docx ou .pdf). Utilizem o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.

Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitas alterações. Por favor, não insista.

Atenção: Precisando de ajuda entre em contato com a 2m Assessoria e solicite uma assessoria com melhor equipe do mercado no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos

E-mail: assessoria.academica2m@gmail.com

Facebook: fb.me/ajudaemTrabalhosdeprogramacao

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2023 2m Assessoria Academica todos os direitos reservados.
Contato para trabalhos: assessoria.academica2m@gmail.com - WhatsApp: (15) 98115 - 0680