Pages

segunda-feira, 26 de julho de 2021

MAPA - RH - TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA

Precisando de assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a 2M ASSESSORIA

E-mail:  assessoria.academica2m@gmail.com

(15) 98115-0680 


Olá, estudante!

 Você sabia que a comunicação escrita e a oratória são fatores importantes em uma entrevista de emprego?

 Atualmente em todas as profissões o domínio e o conhecimento sobre as técnicas de oratória e escrita se tornaram imprescindíveis. Não é exagero dizer que tudo é comunicação. Por isso mesmo, a boa oratória e a escrita são fundamentais para todos nós. Particularmente a comunicação escrita é uma das principais formas de interação nos ambientes de trabalho, seja com colegas, superiores ou clientes. Pense em como o mercado está nos dias de hoje. São mudanças que ocorrem a cada momento, e é preciso que as empresas encontrem formas de se comunicar que sejam eficientes. Imagine que surge um trabalho novo que precise ser feito em sua empresa. Você irá criar um briefing ou relatório explicando as tarefas necessárias e o objetivo. Quanto mais bem escrito for, melhor a pessoa encarregada do trabalho vai entender o que precisa ser feito e melhor será o trabalho.

 

Adaptado de: BELLO, L. C. D. Importância da oratória no dia a dia. [S.l]: InfoEscola, [2021]. ​Disponível em: https://www.infoescola.com/comunicacao/importancia-da-oratoria-no-dia-a-dia/. Acesso em: 16 jul. 2021.





 E você sabia que na hora de conquistar um emprego, uma das etapas mais temidas é a entrevista?

Sim, essa costuma ser uma das últimas etapas e vem acompanhada do peso do candidato em conseguir a vaga ofertada.

Nessa etapa surge a dúvida de como ter uma boa oratória.

A fonoaudióloga e doutora em Distúrbios da Comunicação, Leny Kyrillos explica: “A comunicação é um processo muito desafiador por uma razão muito simples: comunicação não é o que sai da minha boca, é o que chega no ouvido do meu interlocutor”.

A doutora Leny também traz um vídeo com algumas dicas para melhorar a oratória em uma entrevista de emprego. Confira o vídeo no link: https://youtu.be/-ZViM9nH0wo

Afinal, não adianta ter um currículo brilhante no papel se não conseguimos expressar nosso conhecimento por meio da nossa fala. A oratória diz respeito à maneira como nos posicionamos e ao impacto que geramos nas pessoas. Ela é resultado dos recursos verbais, não-verbais e vocais, correspondem, respectivamente, ao que falamos, ao que transmitimos com a nossa imagem e a como falamos.

Nesse momento de pandemia, alguns elementos não-verbais são fundamentais, pois se antes existia a preocupação com que roupa usar no dia da entrevista, agora existem outros processos que devem ser considerados em uma entrevista realizada por vídeo.

Adaptado de: KAROLYNE, A. Oratória para uma entrevista de emprego. [S.l]: Blog Folha dirigida, 2020.  Disponível em: https://bit.ly/3fZPIhE. Acesso em: 15 jul. 2021.

Com base nesse contexto, vamos a proposta da atividade Mapa!

Imagine que você está participando de um processo seletivo para a vaga de emprego dos seus sonhos. E para esse processo o recrutador lhe solicitou algumas tarefas.

Vamos lá!

Tarefa 1: Escreva um texto de apresentação, com no máximo 10 linhas, abordando os seus principais pontos fortes. #FicaaDica: ao redigir sua resposta utilize os estudos sobre gêneros textuais da unidade 3 do livro da disciplina.

Tarefa 2: Grave um vídeo de 2 até 3 minutos abordando qual o seu maior objetivo na carreira profissional.  Após gravar o vídeo, insira no youtube para gerar o link e anexar na sua atividade.

Dicas para a gravação do seu vídeo:

- Comece o vídeo falando seu nome.

- Cuide da sua postura física.

- Preste atenção na roupa que está usando.

- Atente-se ao fundo que vai aparecer no vídeo.

- Use a expressão facial e corporal na hora que estiver falando.

- Tenha um bom volume na voz (lembre-se que a pessoa precisa te ouvir).

Tarefa 3: escreva um texto de no máximo 5 linhas, argumentando ao recrutador de como você poderá contribuir com a empresa se for contratado para a vaga. #FicaaDica: ao redigir sua resposta utilize os estudos sobre gêneros textuais da unidade 3 do livro da disciplina.

Capriche em cada tarefa, afinal é a vaga dos seus sonhos e você precisa fazer o seu melhor!

Atenção: Precisando de ajuda entre em contato com a SGP e solicite uma assessoria com melhor equipe do mercado no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos

E-mail: ajudastrabalhosprogramacao@gmail.com

Facebook: fb.me/ajudaemTrabalhosdeprogramacao


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2023 2m Assessoria Academica todos os direitos reservados.
Contato para trabalhos: assessoria.academica2m@gmail.com - WhatsApp: (15) 98115 - 0680